Filtro do Ar a Banho de Óleo
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
[quote]
Carlos eu imagino que essa peça que você descreveu acima seja esta da foto abaixo, estou certo?
aqui o chamamos de eixo de comando.
Carlos Baptista escreveu:Pessoal!
Aqui já é boa noite.
Eu me preocupo com o nome que as peças teem aí, porque este forum é vosso. E se alguem tem que se adaptar à nomenclatura, sou eu e não vocês.
É evidente que, ao mesmo tempo e conforme me vou apercebendo, digo tambem o nome que as peças teem aqui.
Quando vi aqui escrito "arruela", fiquei pensando o que seria. Fui dar uma volta pelo forum e, associando as coisas verifiquei que é o que aqui chamamos "anilha".
Por exemplo:
Aquela peça que está engrenada na roda dentada do virabrequim e onde nós fazemos o comando do motor, (O tal (O) no meio dos dois (..)aqui se chama "árvore de cames" ou "veio de excêntricos", uma vez que tem aqueles excêntricos que acionam as varetas.
Carlos eu imagino que essa peça que você descreveu acima seja esta da foto abaixo, estou certo?
aqui o chamamos de eixo de comando.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Ou tb comando de valulas, ou só comando. Tb ja tinha visto arvore de cames, assim como tb ja vi o vira ser chamado de arvore de manivelas.
abraço
abraço
GTMartini- Desbravador Master
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
É isso mesmo!
Aí - Eixo de comando
Aqui - Árvore de cames ou Veio de excêntricos.
Aquele abraço cá desta margem.
Aí - Eixo de comando
Aqui - Árvore de cames ou Veio de excêntricos.
Aquele abraço cá desta margem.
Carlos Baptista- Buggueiro
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Tudo muito bom, tudo muito bem, todos em paz novamente... Graças a Deus...
Mas nas considerações finais....
Como sou leigo em mecânica, o que entendi até agora foi...
Filtro de óleo: bom, ultrapassado, ideal para os carros (buggy) street.
Filtro de papel: bom, moderno, ideal para carros (buggy) que rodam em areia, terra, muita poeira..
Mas todos os dois com a manutenção (limpeza) em dia...!!!
É isso ??
Mas nas considerações finais....
Como sou leigo em mecânica, o que entendi até agora foi...
Filtro de óleo: bom, ultrapassado, ideal para os carros (buggy) street.
Filtro de papel: bom, moderno, ideal para carros (buggy) que rodam em areia, terra, muita poeira..
Mas todos os dois com a manutenção (limpeza) em dia...!!!
É isso ??
Tonka- Desbravador
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Quero apenas saber que tentei tudo que quis, tive
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Ideal para Buggy street é filtro de ar esportivo!!!
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Tonka escreveu:Filtro de óleo: bom, ultrapassado, ideal para os carros (buggy) street.
Filtro de papel: bom, moderno, ideal para carros (buggy) que rodam em areia, terra, muita poeira..
Mas todos os dois com a manutenção (limpeza) em dia...!!!
É isso ??
no caso o filtro a banho de óleo foi feito para condições muito pesadas de sujeira. é como se fosse um filtro de papel, adicionado um pré-filtro de óleo. no lugar do papel, nele, é uma fibra feita de uma planta, acho que a mesma que faz vassoura(no caso do jeep e do fusca), pois o papel não pode entrar em contado com o óleo, como essa fibra, que fica impregnada de óleo, para melhorar a filtragem.
vou postar uma matéria que vi aqui no site falando dos dois tipos de filtros...
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
O filtro com elemento de papel é o mais utilizado tem uma maior leveza e capacidade. O elemento filtrante é fabricado com papel fibroso tratado com resina, dobrado em sanfona a fim de oferecer uma melhor superfície de contato com o ar que o atravessa.
O filtro em banho de óleo foi amplamente utilizado em países onde o ar está impregnado de poeira. O ar que penetra pelo centro do filtro passa pelo banho de óleo, onde ficam retidas as partículas de poeira mais pesadas. Quando o ar passa pelo elemento de rede metálica (em baixo), a poeira restante e algumas partículas de óleo arrastadas no movimento do ar ficam nele retidas, completando-se assim a filtragem do ar, que chega limpo ao motor.
Filtro de rede metálica
A rede metálica, o tipo mais simples de filtro de ar, consiste numa rede de malha larga impregnada de óleo antes de ser colocada no filtro. A sua duração é praticamente ilimitada, desde que a rede seja desmontada periodicamente para limpeza e impregnação de óleo. Existia uma infinidade de modelos de filtros de rede metálica, alguns dos quais apresentavam uma câmara idêntica à de um silencioso de escapamento, a fim de reduzir o ruído.
O filtro em banho de óleo foi amplamente utilizado em países onde o ar está impregnado de poeira. O ar que penetra pelo centro do filtro passa pelo banho de óleo, onde ficam retidas as partículas de poeira mais pesadas. Quando o ar passa pelo elemento de rede metálica (em baixo), a poeira restante e algumas partículas de óleo arrastadas no movimento do ar ficam nele retidas, completando-se assim a filtragem do ar, que chega limpo ao motor.
Filtro de rede metálica
A rede metálica, o tipo mais simples de filtro de ar, consiste numa rede de malha larga impregnada de óleo antes de ser colocada no filtro. A sua duração é praticamente ilimitada, desde que a rede seja desmontada periodicamente para limpeza e impregnação de óleo. Existia uma infinidade de modelos de filtros de rede metálica, alguns dos quais apresentavam uma câmara idêntica à de um silencioso de escapamento, a fim de reduzir o ruído.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Gui Kaufmann escreveu:Ideal para Buggy street é filtro de ar esportivo!!!
Aproveitando a oportunidade...
Verdade ou mito??
Os filtros esportivos elevam o consumo de combustível ....
Tonka- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Que eu saiba ñ é um bom elemento filtrante, quanto ao consumo prefiro aguardar por quem já teve essa experiência.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
VIVINHOM escreveu:Que eu saiba ñ é um bom elemento filtrante, quanto ao consumo prefiro aguardar por quem já teve essa experiência.
Bom dia Vivinho...
Tá pertinho de minha casa... (Saqua - Maricá)....
Bem, depois de toda essa rezenha... resolvi dar uma olhada no filtro, estava um lixo, acho que foi colocado lá por "Ferdinand Porsche", rsrsrs.
Comprei um novo (Tecfil) ... Suporte limpinho, instalado... A tampa do motor não fechava !!
Olhei atentamente e constatei que o referido filtro (novo) é mais alto do que o velho, elevando assim a tampa do filtro, voltei a loja e não tinha, rodei todas as lojas de Bacaxá e nada..
Hoje vou ter que ir ao RJ, aproveito para olhar nas lojas de Nikit e no RJ.
Mas estou considerando a colocação de um filtro esportivo, talvés seja menor.
Mas a polemica ainda continua: Filtro esportivo eleva o consumo de combustível ???
Abrços e boas curvas..
Tonka- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Bom Dia Tonka... Tente achar o elemento do filtro baixo usado nas brasílias com dupla carburação, vai te atender numa boa! Quanto a questão do filtro esportivo, já usei por algum tempo, pelo menos no meu caso, não percebi aumento no consumo nem o prometido aumento de potência, o que houve foi um funcionamento do carburador de forma mais livre!
Abração!
P.S. - Também estou próximo S.Pedro da Aldeia... quase todo sábado apareço pelos lados de Bacaxá!!
Abração!
P.S. - Também estou próximo S.Pedro da Aldeia... quase todo sábado apareço pelos lados de Bacaxá!!
Convidad- Convidado
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Tonka escreveu:Gui Kaufmann escreveu:Ideal para Buggy street é filtro de ar esportivo!!!
Aproveitando a oportunidade...
Verdade ou mito??
Os filtros esportivos elevam o consumo de combustível ....
totalmente mito, é a mesma coisa que escapamento esportivo... o cara acelera mais para fazer barulho e tal... por isso vai gastar mais...
a não ser as coincidências... essa semana fui sair de casa... tropecei e bati o braço na parede, dai quando fui olhar a hora no meu relógio, estava parado... pensei que tinha quebrado por causa da pancada do meu braço, mais quando eu abri para ver o dano, estava com a bateria descarregada... já fazia um bom tempo que eu tinha comprado, já tinha passado do prazo de trocar...
no caso ai, pode ocorrer de quando o cara trocar, desregule algo... ou algo do tipo.
mais filtro esportivo não faz diferença significativa, para dar para perceber no consumo, da mesma forma é o escapamento esportivo.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
só um detalhe de filtro esportivo: alguns deles são feitos para trabalhar umedecidos no óleo, para melhorar a filtragem. (e melhora mesmo).
só que o período de manutenção que ser respeitado, por serem filtros laváveis, tem que lavar, para tirar o sujeira que foi retida, para novamente umedecer de óleo e voltar ao trabalho.
só que o período de manutenção que ser respeitado, por serem filtros laváveis, tem que lavar, para tirar o sujeira que foi retida, para novamente umedecer de óleo e voltar ao trabalho.
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Márcio escreveu:Bom Dia Tonka... Tente achar o elemento do filtro baixo usado nas brasílias com dupla carburação, vai te atender numa boa! Quanto a questão do filtro esportivo, já usei por algum tempo, pelo menos no meu caso, não percebi aumento no consumo nem o prometido aumento de potência, o que houve foi um funcionamento do carburador de forma mais livre!
Abração!
P.S. - Também estou próximo S.Pedro da Aldeia... quase todo sábado apareço pelos lados de Bacaxá!!
Valeu Márcio...
Como citei antes, hoje irei atrás do mesmo.... (brasília, duplo)... Ok...
Vamos ver... filtro esportivo.. ?? .. Ainda em análise... Custo (no momento) e benefício ?
São Pedro... Pertinho também....
Que tal marcamos umas geladas, a gelera da área, que eu saiba.. Vc, eu e o Vivinho??? E o conhecimento bigode a metro...
Tonka- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Fransuelder escreveu:só um detalhe de filtro esportivo: alguns deles são feitos para trabalhar umedecidos no óleo, para melhorar a filtragem. (e melhora mesmo).
só que o período de manutenção que ser respeitado, por serem filtros laváveis, tem que lavar, para tirar o sujeira que foi retida, para novamente umedecer de óleo e voltar ao trabalho.
Tks.. Fransuelder, bom dia, caracas... Que Nick-name.... rsrsrs.
Mas o filtro esportivo ainda esta em análise, $$$, como outras coisinha que pretendo colocar no brinquedo, o problema e que a patroa já está de olho no orçamento... rsrsr.
Tonka- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Isso mesmo, o elemento filtrante da Brasília carburação dupla é bem mais baixo que o normal dos fuscas e derivados com a carburação central... uso um desses no meu, conforme foto abaixo!
O filtro esportivo é um fator de preocupação quando o assunto é andar na areia, não gosto muito dessa idéia pelos riscos que apresenta.
Podemos tentar marcar alguma coisa... temos mais amigos da região por aí.. Lubisomem, Valódia, Sérgio Marvirado, Gustavo e tantos outros...
Qualquer coisa, estamos aí... Abração!
O filtro esportivo é um fator de preocupação quando o assunto é andar na areia, não gosto muito dessa idéia pelos riscos que apresenta.
Podemos tentar marcar alguma coisa... temos mais amigos da região por aí.. Lubisomem, Valódia, Sérgio Marvirado, Gustavo e tantos outros...
Qualquer coisa, estamos aí... Abração!
Convidad- Convidado
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Márcio escreveu:Isso mesmo, o elemento filtrante da Brasília carburação dupla é bem mais baixo que o normal dos fuscas e derivados com a carburação central... uso um desses no meu, conforme foto abaixo!
O filtro esportivo é um fator de preocupação quando o assunto é andar na areia, não gosto muito dessa idéia pelos riscos que apresenta.
Podemos tentar marcar alguma coisa... temos mais amigos da região por aí.. Lubisomem, Valódia, Sérgio Marvirado, Gustavo e tantos outros...
Qualquer coisa, estamos aí... Abração!
Isso, isso, isso (Chaves) rsrsr.
É esse aí mesmo, tem uma tela de metal envolvendo o filtro, Tks..
Pô, é só marcar, Tô dentro!!!
Tonka- Desbravador
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Quero apenas saber que tentei tudo que quis, tive
tudo que pude, amei tudo o que valia, e perdi apenas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
boa tarde a todos,
sei que o tópico tá bem batido mas lendo algumas discussões fiquei com dúvida se meu filtro é a óleo...
Meu filtro é igual ao do albertocn e do Fransuelder:
é ou não é a óleo!??! Acho q não né..
Abraços
sei que o tópico tá bem batido mas lendo algumas discussões fiquei com dúvida se meu filtro é a óleo...
Meu filtro é igual ao do albertocn e do Fransuelder:
é ou não é a óleo!??! Acho q não né..
Abraços
Red Buggy- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Red Buggy escreveu:é ou não é a óleo!??! Acho q não né.. abraços
é não... o seu é "seco".
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Red, todo filtro de papel é seco!
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Entendi...é q eu nunca vi um a óleo! Aí fiquei na dúvida...
mas agora tudo claro!
Valeu galera!
mas agora tudo claro!
Valeu galera!
Red Buggy- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Red,nesse mesmo topico tem fotos do filtro a oleo.
jperson- Moderador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Sim sim...vou dar uma olhada por aí!
Valeu
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Red Buggy- Desbravador
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Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Excelente tópico!!! Muito útil...
LipeAreias- Doido por areia!!!!
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Localização : Rio das Ostras
Tipo de Buggy : Emis - VW 1989, Motor 1600, carburação simples, rodas gauchas 14"(pneu 185x65) e 15"(pneu 9L15"), capota de fibra com porta asa de gaivota, MP3 PLAYER 400w, alternador bosh....
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Data de inscrição : 25/03/2011
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
2x
LipeAreias escreveu:Excelente tópico!!! Muito útil...
@Terrorista toca o Terror !!Terrorista escreveu:Pessoal,
....
Agora parem de falar groselha e vamos opinar em outro tópico. Esse já está encerrado filtro tem de ser com elemento seco.
Se quiserem falar mais do assunte me mandem um email ....
aputada@hotmail.com
abraço,
Joker- Desbravador Master
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Localização : Arkham City(Salvador)
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
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Data de inscrição : 23/04/2013
Re: Filtro do Ar a Banho de Óleo
Eu não queria ... Juro ... Mas tem uns nego que pedem!
Vamos lá ..
O banho de óleo é muiiiiiiito pior que o filtro de elemento seco!
Os filtros de celulose, tem em média uma eficiência para partículas de 25 a 70 micras. 1 micron é um milímetro dividido por 1.000.
O filtro com banho de óleo não pega partícula menor que 80 micras. A tela de metal que suporta a cobertura lavável tem em média 150 micras. Com a cobertura a seco - em média 100 micras. Aí banha-se com óleo pois umedecido esse material expande a fibra e os espaços entre elas ficam menores. Assim ela consegue reter partículas de até 70 micras!!!
O melhor dos banhos de óleo ainda é muito pior que o pior substrato de celulose !!!!
Agora, pra não perder a fama de Terrorista ..
Vão chupar picolé do Rochinha na praia e falar de outra coisa pois de filtro é FATO - Banho de óleo é Pior que filtro seco!
Sobre os filtros esportivos a verdade é que o consumo fica exatamente igual, porém a mistura fica mais pobre!
O carburador, diferente da injeção, tem um gicleur de diâmetro fixo e toda vez que se forma uma depressão no venturi ele puxa o combustível por esse orifício o limite dele já está definido! então mais ar, mesmo combustível = Mistura mais pobre!
Para equalizar novamente a mistura troca-se o gicleur para um maior, assim a mistura fica adequada. Se tem mais ar, tem de ter mais combustível! Aí o bixo bebe mais mesmo! Com a benesse de andar mais também!
Não existe milagre! Andou mais, bebe mais !!!!
Aqui pode ser sem rochinha porque nunca tinha explicado! hhehehehehe|!
Vamos lá ..
O banho de óleo é muiiiiiiito pior que o filtro de elemento seco!
Os filtros de celulose, tem em média uma eficiência para partículas de 25 a 70 micras. 1 micron é um milímetro dividido por 1.000.
O filtro com banho de óleo não pega partícula menor que 80 micras. A tela de metal que suporta a cobertura lavável tem em média 150 micras. Com a cobertura a seco - em média 100 micras. Aí banha-se com óleo pois umedecido esse material expande a fibra e os espaços entre elas ficam menores. Assim ela consegue reter partículas de até 70 micras!!!
O melhor dos banhos de óleo ainda é muito pior que o pior substrato de celulose !!!!
Agora, pra não perder a fama de Terrorista ..
Vão chupar picolé do Rochinha na praia e falar de outra coisa pois de filtro é FATO - Banho de óleo é Pior que filtro seco!
Sobre os filtros esportivos a verdade é que o consumo fica exatamente igual, porém a mistura fica mais pobre!
O carburador, diferente da injeção, tem um gicleur de diâmetro fixo e toda vez que se forma uma depressão no venturi ele puxa o combustível por esse orifício o limite dele já está definido! então mais ar, mesmo combustível = Mistura mais pobre!
Para equalizar novamente a mistura troca-se o gicleur para um maior, assim a mistura fica adequada. Se tem mais ar, tem de ter mais combustível! Aí o bixo bebe mais mesmo! Com a benesse de andar mais também!
Não existe milagre! Andou mais, bebe mais !!!!
Aqui pode ser sem rochinha porque nunca tinha explicado! hhehehehehe|!
Terrorista- Super Desbravador
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Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo
Vulgo SOLUÇO
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Data de inscrição : 17/12/2010
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